loading

Sobre

O Instituto Indaiá, hospital referência no atendimento aos mais variados transtornos de comportamento ocasionados pelo uso de álcool, drogas, síndrome do pânico, depressão leve, média ou severa, esquizofrenia, transtorno bipolar, boderline, burnout entre outros, mantém sua sede há mais de cinquenta anos na cidade de Indaiatuba e presta serviços aos pacientes que possuem convênios médicos, particulares e do Sistema Único de Saúde – SUS. Nosso atendimento inclui:
 
-Tratamento Hospitalar Psiquiátrico
 
-Internação Integral                                                     
 
-Internação Parcial: Hospital-Dia                                   
 
-Internações De Emergência de 72 Horas (apenas para o SUS)
 
O tratamento visa o atendimento pluridisciplinar, considerando o homem e suas diversas facetas corpo, mente e espírito, com abordagem bio-psico-social, em interação dinâmica, por equipe multiprofissional.
 

O INSTITUTO

 
O Instituto Indaiá desenvolve suas atividades há mais de 50 anos na cidade de Indaiatuba. Possui capacidade para 46 pacientes de convênios de saúde e particulares (divididos em Anexo A, B e C) e 69 leitos para internação do SUS divididos em 3 alas de internação no prédio principal.
 
Nosso prédio principal possui dois pavimentos com 5.200 m2 no total e abriga o setor administrativo, consultórios, capela, amplos jardins, refeitório do SUS e três alas de internação do SUS. Temos ainda três módulos de construção, separadas do prédio principal, onde estão situados o Anexo A, B e C, para internação dos pacientes de convênios e particulares, num total de 1.100m2 de construção. Cercado por ampla área verde num terreno de 17.000 m2, com horta, jardins, gramados, árvores frutíferas, área de recreação com campo de futebol, quadra poliesportiva, quadra de areia, duas academias, salão de jogos, três piscinas, entre outros recursos.
 
Localizado na área urbana, numa das principais avenidas da cidade e próximo dos principais pontos turísticos, shoppings, parques. Tem fácil acesso para quem vem pela Rodovia Santos Dumont.
 
Nossa estrutura conta ainda com oficina culinária, salão de beleza, biblioteca, oficina de informática, auditório, dois refeitórios, cozinha industrial, lavanderia, rouparia, almoxarifado, uma bela capela e espaços destinados para recreação e lazer.
 
Em breve estaremos inaugurando uma filial na cidade de Campinas apenas para pacientes de hospital-dia com estrutura completa com academia, salas de atendimento, sala de jogos e tv e equipe multiprofissional composta por médicos, equipe de enfermagem, assistente social, monitores, psicólogos, terapeuta ocupacional, entre outros.
 

QUADRO FUNCIONAL

 
O Instituto dispõe de quadro completo para atender suas finalidades num total de 147 funcionários como mostrado abaixo: 
 
- médicos psiquiatras com títulos de especialidade, assistentes e plantonistas 24 horas
 
- médicos clínicos gerais
 
- psicólogos
 
- terapeutas ocupacionais
 
- fisioterapeutas
 
- assistentes sociais
 
- enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem
 
- monitores de atividade
 
- nutricionista
 
- pessoal administrativo e de apoio 
 

O TRATAMENTO

 
A finalidade última do tratamento é promover a reintegração do paciente ao meio sociofamiliar e profissional, integrando o paciente e sua família no projeto terapêutico, mediante a participação dinâmica em reuniões terapêuticas grupais.
 
A doença mental tem cura, é tratável e, na maioria dos casos, as pessoas continuam com suas atividades normais após o tratamento.
 
O paciente é estimulado a participar dessas atividades tais como oficinas de artesanato, de informática, artes culinárias, de beleza, festividades, entre outros.
 
O Instituto encara o problema do abandono do paciente procurando incentivá-los a morar em residências terapêuticas, sendo que no momento se conta com três Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), dois femininos e um masculino, num total de 24 pacientes, somente para pacientes do SUS, sem vínculo familiar e com período de internação ininterrupto de dois anos.
 
Para os casos de complicações psiquiátricas existem leitos para Intercorrências e, no caso de intercorrência clínica, o paciente é transferido para hospital clínico geral da cidade, momento em que o familiar responsável pela internação deverá acompanhá-lo até o retorno para o Instituto Indaiá para continuidade do tratamento em psiquiatria.
 
No momento da internação o médico plantonista do IRPSI avalia o paciente e, caso o mesmo esteja desiquilibrado clinicamente, é necessário a realização de exames complementares no hospital geral e, somente após a estabilidade do quadro, é que a internação psiquiátrica é efetivada. Nesta caso a família deve levá-lo a outro centro de saúde para avaliação clínica.
 

VALORES

 
- Comprometimento com o Paciente
 
- Atendimento Diferenciado
 
- Estabelecer Vínculo De Confiança
 
- Ética e Transparência
 
- Trabalho Em Equipe com Cooperação
 
- Respeitar Diferenças De Raça, Sexo, Religião, Ideologia
voltar