loading

Tratamentos

Cetamina

O que é cetamina?

A KETAMINA ou CETAMINA é um anestésico que tem sido utilizado no tratamento coadjuvante para controle de sintomas depressivos refratários e nos casos onde os medicamentos convencionais não fazem mais efeito.

O INSTITUTO INDAIÁ realiza esse novo tratamento.

Esse anestésico vem mostrando bons resultados no tratamento contra os casos mais graves de depressão quando administrada em doses baixas, subcutânea e de forma controlada e com a presença obrigatória de um médico que acompanha a aplicação.

Como a substância é utilizada

O medicamento aprovado para uso é a escetamina. Esse derivado da cetamina é utilizado de forma subcutânea. A forma de spray também é utilizada mas seu custo é muito alto, com cada aplicação variando entre quatro e seis mil reais. Na forma intravenosa, bem mais barata, por volta de um mil reais por sessão.

A aplicação deve ser feita em ambiente hospitalar, com acompanhamento médico e geralmente são utilizadas de uma a oito sessões por paciente. A substância pode aumentar ligeiramente a pressão sanguínea e a frequência cardíaca do paciente.

Também é comum os pacientes relatarem alteração de percepção da realidade, como a sensação de "estar flutuando". Alguns podem se assustar com isso. Esses efeitos duram apenas durante a aplicação.

No decorrer da aplicação do medicamento, o paciente costuma ter percepções sobre questões pessoais e por isso é recomendado que o paciente faça uma sessão de terapia um a dois dias após a sessão para conversar com o médico sobre a experiência.

Embora a maior parte dos pacientes não precise de doses adicionais, há casos que precisem de aplicações extras.

Pacientes que já fizeram todos os tipos de tratamentos contra a depressão e não estavam mais tendo resultados satisfatórios, com a realização do tratamento de CETAMINA, demonstraram resultados positivos na grande maioria dos casos (entre 70 e 80%).

O tratamento com cetamina é simples, indolor e com baixíssimo risco para o paciente. Consiste na aplicação de cetamina via infusão (quando o medicamento é aplicado por via subcutânea). Cada paciente tem uma resposta ao tratamento.

Antes da aplicação o paciente e familiar devem assinar um termo de compromisso ciente de possíveis efeitos colaterais e ciente do risco que, apesar de baixo, deve ser informado ao paciente e família (aumento da pressão arterial, dificuldade respiratória, vômitos e cistite).

Para mais informações contatar a recepção do Instituto Indaiá que agendará uma consulta com o médico responsável para explicação detalhada do tratamento.

voltar